RELATÓRIO SOBRE O PISA DE 2022

 

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma instituição com base na Europa, que calcula de três em três anos, o nível educacional dos estudantes, em escolas selecionadas pelo globo, na faixa de 15 anos, fazendo o nível médio educacional, fator que evidencia a provável qualificação futura para o mercado de trabalho. Evidentemente, quanto mais alto, mais preparado estará o cidadão e mais produtivo será para a sua sociedade.

O relatório sobre o teste, chamado de PISA, de 2022, compreendeu o levantamento estatístico das aplicações de exames para estudantes de 81 países, no total de 690 mil. No Brasil, 10.798 alunos de 599 escolas passaram pela avaliação. No relatório em referência o foco foi em matemática.

Em síntese dos resultados, o País se manteve estável nas pontuações em matemática, leitura e ciências. Num enfoque global, menos de 50% dos alunos conseguiram nível mínimo de aprendizagem em matemática e ciências, conforme a OCDE, sendo a pior situação no País em matemática, quando cerca de 7 em cada 10 estudantes de 15 anos conseguem fazer as operações básicas daquela ciência.

Em 2022, no quadro geral, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 pontos em leitura e 403 pontos em ciências, segundo a OCDE. De imediato, olhando o teto de 1.000 pontos, o Brasil continua abaixo da média e, em exame dos países analisados, permanecendo em um dos últimos lugares. Olhando o conjunto dos países abaixo da média em exame, o País esteve em 64º lugar em matemática, com 472 pontos; 53º em leitura, com 476 pontos; 61º em ciências, com 485 pontos. Cada 20 pontos, consoante a OCDE, equivalem a um ano escolar. Em ciências, por exemplo, o País está com pelo menos quatro anos de atraso em relação ao conjunto, segundo também a OCDE.

Conforme o relatório: “Os resultados médios de 2022 foram praticamente os mesmos de 2018 em matemática, leitura e ciências. Os resultados do PISA têm-se mantidos notavelmente estáveis durante um longo período: depois de 2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas”.

Como o enfoque principal de 2022 foi em matemática, a OCDE afirmou que somente 27% dos estudantes brasileiros atingiram o nível de proficiência na disciplina, enquanto que a média das disciplinas dos países membros da OCDE pesquisados fora de 69%. O Brasil, embora analisado, não é membro efetivo ainda da OCDE, embora venha postulando, visto que os cerca de 40 países membros são considerados bem organizados, desenvolvidos ou ricos.

No conjunto dos países,  a OCDE observou que a pandemia do covid-19 impactou de forma negativa na educação de jovens, visto o fechamento de escolas e aulas on line.   

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