LOGÍSTICA COM TRANSPORTES

 

16-03-2024

O que é o custo Brasil? Trata-se daquele custo que reúne desvantagens comparativas do País no comércio internacional há mais de cinco séculos. O clássico exemplo é da saída dos holandeses, que estavam a trinta anos em Pernambuco (1630-1660), tendo saído para as Antilhas (na América Central), que é muito mais perto para a América do Norte e para a Europa, do que saindo do Brasil. Na história se escreveu isso como a Expulsão dos Holandeses. Mas, qual? Eles saíram porque era mais barato exportar açúcar para o mundo, via América Central. Saiam atirando e destruíram cerca de 100 engenhos de açúcar. Na história se registra que principalmente os judeus holandeses saíram daqui de Pernambuco e fundaram a cidade de Nova York, que ajudou a consolidar o capitalismo e tornou Nova York o que é hoje, o centro financeiro do globo e do capitalismo mundial.

Sem dúvida existem muitos estudos de logística com transportes nos próprios ministérios executivos da área no País e também naqueles órgãos similares entre outros países do mundo, tal como é a China, a maior e disparada parceira comercial do Brasil.

Aqui, não se vai ingressar em questões técnicas de também fazer-se uma ou várias vias de acesso aos países vizinhos, para saídas para o Oceano Pacífico, onde as rotas comerciais são bem menores em distâncias marítimas, do que dar a toda volta pelo Oceano Atlântico. Muito provavelmente o Ministério das Relações Exteriores tem feito gestões com os países amigos do Pacífico, para empreender novas rotas. O que não se concebe é que o País fique menos competitivo no mercado mundial.

Recentemente, a Ministra do Planejamento do Brasil, Simone Tebet, visitou o Peru, ao mega porto de Chancay, em construção, onde desenvolveu gestões com o Ministro da Economia do Peru, José Arista, com vistas a inaugurar a saída para o Pacífico.

O imenso porto em referência do Peru terá um investimento de US$1,3 bilhão, devendo operar até o final deste ano, segundo a empresa chinesa responsável pela construção, a Cosco Shiping Ports.

Ademais, a logística reversa aqui no País deixa muito a desejar. Como o reaproveitamento das embalagens, dos resíduos e do próprio lixo. Há muito a caminhar, principalmente no que tange à sustentabilidade do meio ambiente.

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