REUNIÃO DO COMITÊ DO BANCO CENTRAL

 

10-12-2024

Iniciou-se a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária do Banco Central. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) fugiu do teto da meta da taxa básica de juros, de 4,5%, estando em doze meses até novembro em 4,86%, sendo dado como provavelmente que o BC acelere a alta da taxa básica de juros, a SELIC.

Em pesquisa relâmpago feita pelo o jornal Estado de São Paulo, das 39 instituições financeiras consultadas 26 acreditam em elevação de 0,75% da taxa SELIC, fechando o ano em 12%.

A Confederação Nacional da Indústria se pronunciou sendo contrária a elevação da referida taxa básica. Desaconselha maior aperto financeiro, principalmente quando a conjuntura internacional é de ciclo de baixa das taxas básicas de juros no mundo desenvolvido.

O mercado financeiro se posta do lado do BC pra aumentar a taxa SELIC, forçando a que taxa básica de juros convirja para o centro da meta de inflação.

Em resumo, a atitude do BC é de ver que está havendo uma desaceleração, mas que pode ser maior, em uma economia aquecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA