TAXA DE DESEMPREGO

 

28-05-2025


O IBGE divulgou que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em abril foi de 6,6%. Nos três meses de janeiro a março foi de 6,5%, ao mês. No mesmo período do ano anterior ela fora de 7,5%. Os números são os mais baixos desde o início da divulgação da série histórica em 2012. A agência de notícia Reuters divulgou uma prévia de 6,9%. O número surpreendeu e mostra que a economia está gerando novos empregos.

O mercado de trabalho se encontra com patamar histórico de desemprego relativamente baixo, havendo aumento de renda e pressionando o setor de serviços, dificultando o controle da inflação.  

O pessoal ocupado na economia ultrapassou 103 milhões de empregados, sendo mais um recorde. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado é de 39,648 milhões. Outro recorde.

O IBGE faz Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua e os seus cálculos são de pessoas que se declararam desempregados. Não consideram aqueles que não querem trabalhar ou aqueles que não responderam à pesquisa. Portanto, o número está subestimado.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA