CADEIA PRODUTIVA DO AGRONEGÓCIO

 

12-02-2026


Os três setores produtivos, na divisão de Colin Clark, são o setor primário, secundário e terciário. Ou, em outras palavras, agropecuária, indústria e serviços. Contudo, as atividades são tão encadeadas que se torna difícil de separar. Pesquisador e economista da Universidade de Brasília, Luiz Honorato Júnior, citado pelo site da CNN Brasil, considerou uma cadeia produtiva do agronegócio, correspondendo a cerca de 23% do PIB, em 2025. Seriam áreas dinâmicas da produção do campo, insumos, agroindústria, transportes e comércio, que representam elevada produção e produtividade.

A CNN Brasil está prometendo ampla pesquisa sobre o dinamismo da agropecuária, a ser divulgado no próximo mês. Mas, o fato é que o País que, há 40 anos era importador de alimentos, nas ultimas décadas deixou tal condição e hoje é grande exportador.

De 1975 a 2026, a produção de grãos saltou 831%, passando de 38 milhões de toneladas, devendo superar os esperados 354 milhões de toneladas neste ano. Por seu turno, a área cultivada aumentou 200%, para 84,4 milhões de hectares, segundo a mesma fonte.

Por sua vez, o aumento de cabeças de gado é maior do que a população brasileira, sendo hoje 238 milhões de cabeças, como o maior rebanho comercial do mundo.

O Brasil tem uma grande extensão de terras, clima estabilizado a maior parte do ano, tendo até duas safras em algumas áreas irrigadas, com competitividade internacional e fronteira agrícola em expansão.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MONITOR FISCAL DO FMI

AS DEZ MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO

FIRMES BRASIL E CHINA