REUNIÃO DE CÚPULA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

20-02-2026


A reunião de cúpula de Inteligência Artificial (IA) que está ocorrendo em Nova Delhi, Índia, entre 16 e 20 de fevereiro de 2026, é um encontro reunindo chefes de Estado, líderes tecnológicos, pesquisadores e formuladores de políticas para discutir o impacto, a governança e a inovação de IA. É o quarto evento desse tipo no mundo e o primeiro organizado por um país do Sul Global.

Objetivos centrais do encontro é de debater a governança global da IA, de fomentar cooperação internacional, promover inclusão e responsabilidade e explorar impactos sociais e econômicos de IA.

As declarações e visões importantes foram dadas por:

Narendra Modi, primeiro ministro da Índia, apresentou a visão de que se deve ter ética, responsabilidade, soberania, acessibilidade e legitimidade para a IA. Para ele, a tecnologia seja democrática e centrada nas pessoas.  

Luiz Ignácio Lula da Silva, presidente do Brasil, que defendeu uma governança global liderada pela ONU, destacando a necessidade de que regras sejam inclusivas e respeitem soberanias nacionais.

Antônio Guteres, secretario geral da ONU, que pediu que o futuro da IA não fique sobre o controle de alguns bilionários, defendendo acesso mais amplo e equitativo.

CEOS como Sam Altman da Open AI, destacando a urgência da regulação de IA, comparando a necessidade de regras fortes e salvaguardas nucleares. A propósito, ele disse que uma superinteligência está bem próxima de existir.

BilL Gates do Google estava previsto, mas cancelou sua presença horas antes do evento, em meio à polêmica sobre antigas ligações com Jefrfrey Epstein.

Anunciou-se um conjunto de compromissos voluntários entre as big techs, como Google, Microsoft, Meta, Open AI, visando melhorar as avaliações de IA em contextos de muitas línguas e culturais diversos, além de usar dados agregados para políticas públicas com segurança e privacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MONITOR FISCAL DO FMI

PONTA DA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

AS DEZ MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO