PESQUISA MENSAL DO VAREJO

 

17-09-2023

O IBGE acompanha mensalmente o nível de atividade econômica. Quanto ao varejo, destaca oito segmentos produtivos. (1) Artigos de uso pessoal e doméstico. (2) supermercados. (3) Produtos alimentícios. (4) Bebidas e fumo. (5) Artigos farmacêuticos. (6) Médicos. (7) Ortopédicos. (8) Artigos de perfumaria.

Neste semestre, somente em maio o varejo não cresceu, conforme o IBGE. Também este semestre teve melhor desempenho econômico do que em igual semestre do ano passado.

As razões para o crescimento semestral foram o arrefecimento da inflação, aumento do nível de emprego, principalmente das pessoas mais capacitadas, traduzido na elevação do consumo. E desse consumo ser no varejo e não em serviços. No sentido oposto vieram vestuário e calçados, livros, jornais, papelaria, revistas, móveis, eletrodomésticos, combustíveis e lubrificantes.

O PIB do ano passado cresceu 2,9%. O esperado para este ano está acima de 2,5%, conforme atestam as informações colhidas pelo Banco Central, perante 100 instituições financeiras, semanalmente. O Banco Itaú, por exemplo, projetou 3,25%, para 2023.

A cadeia de lojas como a Lojas Americanas, fechando unidades influenciou para o segmento de varejo não tivesse crescimento mais expressivo. Entretanto, segundo o IBGE, a reação no incremento do PIB vem se arrefecendo e sinaliza para uma taxa de crescimento do PIB menor em 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA