MÁQUINA ESTATAL TRAVADA

 

Cerca de 10 mil cargos no governo federal são de funções obsoletas ou não mais necessárias, tais como datilógrafos, vaqueiro, açougueiro, criador e recriador de artesanato, editor de vídeo tape, outros que foram terceirizados, tais como cozinheiros, explicam custos e serviços públicos não mais fornecidos. Ademais, a estabilidade do servidor público, por concurso obtida, apresenta um sem número de cargos, funções e operativos que não comparecem ou pouco comparecem em execução de suas tarefas.

Referidos inoperantes permanecem por tempos incalculáveis e diversos, o que não ocorreria no setor privado, que visa o lucro e o setor público no Brasil historicamente é deficitário e, no máximo, visa o déficit primário zerado. É bem verdade que, de 1998 a 2013 houve superávit primário, mas o histórico secular é de déficit primário.

Os defensores da reforma administrativa afirmam que reestruturar carreiras do Estado é a principal solução para evitar a obsolescência, mediante servidores tendo atribuições menos específicas e capacidade de atuar em diferentes órgãos públicos. Além do mais, no serviço público estável o instituto da greve é corriqueiro. Recentemente, a greve dos auditores federais, que envolve também o Banco Central, por exemplo, atrasará a divulgação do boletim Focus, para hoje, terça feira, quando deveria ser ontem na segunda feira.

O atual governo criou a Secretaria de Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, visto que não enviou nenhum projeto de reforma administrativa, mas irá procurar reduzir de 250 tabelas e de remunerações, além de mais 300 agrupamentos de carreiras do setor público para um número ainda não definido.

Conforme o Secretário da referida Pasta, ela deverá publicar uma portaria neste mês, com s diretrizes para nortear esse processo e buscar a aderência de órgãos e servidores ao longo do atual mandato presidencial. Sem dúvida, para cumprir isso não será fácil pela burocracia estabelecida.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA