RENDA MÉDIA DO TRABALHADOR BRASILEIRO

12-03-2024


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão auxiliar do governo federal, desde 1967, produz trabalhos científicos, que visam subsidiar a formulação da política e do planejamento econômico. O estudo mais recente diz respeito à renda média habitual do trabalhador brasileiro, em 2023, em relação ao exercício de 2022, conforme exame dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2023, do IBGE.

A principal conclusão do IPEA é de que a renda média habitual do brasileiro cresceu 3,1% em 2024, em relação a 2022. A renda média referida atingiu R$3.100,00 em dezembro de 2023. Os demais resultados trouxeram perspectivas otimistas, visto que vários segmentos do mercado de trabalho superaram os valores recebidos antes da eclosão da pandemia do covid-19.

Um aspecto importante foi a superação da renda média do segundo trimestre de 2023, em relação ao mesmo trimestre de 2019, pela primeira vez depois da citada pandemia.  

Recentemente, o IBGE divulgou o PIB brasileiro crescendo 2,9% em 2023, em comparação com 2022. Por seu turno, a renda per capita se elevou em 2,1%. Estes resultados parecem conflitar com os dados do IPEA. Mas, não. Ambos estudos partem de exame das rendas médias. Porém, o trabalho em cima da renda per capita envolve os rendimentos auferidos por trabalhadores e por capitalistas, para a formação do PIB.

Historicamente, a renda per capita cresce menos do que o PIB devido à concentração de renda no País. Como se sabe a renda per capita, na distribuição normal, é fortemente influenciada pelos extremos.

As regiões que lideraram o crescimento de renda foram o Norte e o Nordeste, no quarto trimestre de 2023.

Por seu turno, o IPEA também identificou que o aumento de renda mais significativo ocorreu em 2023, para a faixa de trabalhadores entre 40 e 59 anos feitos, além de estar com ensino superior completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA

FIRMES BRASIL E CHINA