EXPECTATIVAS FUTURAS PIORAM O QUADRO ECONÔMICO

14-04-2024

O ataque de Israel à embaixada do Irã no Líbano gerou represália de ataque do Irá a Israel. As perspectivas pioraram, na medida em que há promessas da Organização do Países Produtores e Exportadores de Petróleo, de levarem os preços dos barris da matéria prima. Isso trouxe como resultado imediato o temor de recrudescimento inflacionário mundial, indicando que a expectativa dos Estados Unidos, de iniciar o ciclo de baixa da taxa básica de juros irá ser postergado ainda no segundo semestre.

No Brasil, a consequência também imediata foi de elevar o preço do dólar comercial, da bolsa de valores subir e dos analistas contumazes do mercado financeiro, tal como o conhecido economista André Perfeito, de agora estar precificando o valor da SELIC no final do ano em 10%, o crescimento de 1%, perante a expectativa anterior de 9%.

André Perfeito vê ainda com clareza que o conflito entre Israel e os palestinos irá se intensificar nos próximos meses. Isso é ruim para todo o globo terrestre, direta e indiretamente. Esta última forma é a pior porque traz o componente inflacionário.

Ainda que as notícias de melhoras na economia chinesa venham à tona, os bancos centrais pelo mundo tendem a ser conservadores, praticando juros elevados. Juros mais altos atraem capitais para os Estados Unidos, em busca de maior retorno, elevando o valor do dólar comercial em curto prazo.

Para ele, o movimento não é “caótico” para o Brasil, que é país exportador de petróleo e pode beneficiar-se em curto prazo. Entretanto, não se pode precisar se outros países irão ingressar no conflito. Porém, ele vê que o caminho será de um “acerto de contas” no final da guerra.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA

FIRMES BRASIL E CHINA