PERSPECTIVAS DA ECONOMIA MUNDIAL

 

19-01-2025


A projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), para o Brasil de 2024, é de que tenha havido um incremento de 3,7% do PIB. A estatística oficial do PIB, a ser divulgada pelo IBGE, será conhecida no início de março de 2025.

No início de cada ano o FMI apresenta seu relatório de perspectivas da economia mundial. Capitaneando o incremento do PIB mundial deverá estar a Índia, segundo o FMI, que poderá crescer 6,5% em 2025. A estimativa supera com muita folga a expectativa otimista de que o mundo crescerá 3,3%, bem maior do que a de anos anteriores, mesmo com guerras continuadas já há bastante tempo e sem horizonte a vista para terminar. Na sequência, espera o FMI que venha a Filipinas, crescendo 6,1%, o Cazaquistão, com 5,5% e a Argentina, com 5,0%. Em 18º lugar aparece a projeção para o Brasil de 2,2%. Uma estimativa um pouco acima, cerca de aproximadamente 10%, das estimativas feitas pelos economistas brasileiros, que compõem departamentos econômicos dos bancos.

A projeção para os Estados Unidos da América ocupa a 16ª posição, sendo de 2,7%.

A estimativa do FMI, para o cenário mundial, tido por ele como incerto e divergente de 2025, de 3,3%, é bem diferente do período sem guerras, de 2000 a 2019, de média histórica de 3,7%.

Começará amanhã o Fórum Econômico Mundial, World Economic Fórum (WEF) é o nome em inglês de tradicional reunião anual, que se realiza em Davos, cidade dos Alpes da Suíça. Fundado em 19 de janeiro de 1971, há 55 anos. Seu criador, o economista Klaus Schuab ainda está ativo e coordena a pauta central deste ano, que é “Colaboração para a Era Inteligente”. Segundo ele: “Uma era muito além da tecnologia social, uma revolução social, uma que tem o poder de elevar a humanidade, ou, mesmo, quebrá-la”.

As seguintes questões estão postas neste ano: Quais são as maiores questões para os líderes enquanto eles lidam com o desafio da colaboração em uma era de tecnologias convergentes e hiper inteligência? Como podemos evitar a fragmentação e construir um futuro mais inteligente?  Como a inovação pode lidar com crises como as mudanças climáticas e uso indevido de tecnologias? A ação coletiva e a liderança responsável promoverão a igualdade, a sustentabilidade e a colaboração ao invés de aprofundar as divisões existentes? Como podemos identificar as novas fontes de crescimento nesta nova economia global?

Assim, milhares de pessoas, dentre jornalistas, políticos, presidentes de países, ministros, grandes empresários, dentre outros. O presidente Donald Trump, que tomará posse amanhã, poderá participar por estes dias em painel, por vídeo conferência, é o que está previsto.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA