POR QUE A PRDUTIVIDADE DO TRABALHO É TRAVADA?

 

10-01-2025


A Folha de São Paulo publicou artigo de Douglas Gavras, em junho d 2024, intitulado “Produtividade trava crescimento, ao nível brasileiro, que é ¼ da do americano”. Ele destacou que a produtividade do trabalho, entre 2010 e 2023, ou seja, a produtividade por hora trabalhada, cresceu apenas 0,3% ao ano, destacando-se o agronegócio, que registrou elevação anual de 5,8%. Em contraste, o setor de serviços, que representa dois terços do PIB, demonstrou uma queda anual de 0,3%, no mesmo período de tempo.

Em outro artigo na Folha de São Paulo, Eduardo Cucolo, intitulado “Produtividade no Brasil é menor do que países com menor carga”, bate na mesma tecla de baixa produtividade do trabalhador brasileiro.

Atualmente, a produtividade do trabalhador brasileiro equivale a cerca de 25,6% a de um trabalhador dos Estados Unidos, nível semelhante ao de sete décadas atrás. Por isso a trava referida. Em outras palavras, enquanto um trabalhador de lá produz determinado bem ou serviço em 15 minutos, um trabalhador brasileiro leva uma hora para realizar a semelhante tarefa.

Vários fatores tem sido citados para o referido cenário. Ou seja:

Baixo investimento em bens de capital. Máquinas e equipamentos que não são os mais adequados tecnologicamente, limitando a capacidade produtiva.

Ambiente de negócios desfavorável. Elevada carga tributária, crédito caro, subsidiado para poucos e políticas de conteúdo local levam â baixa eficiência produtiva.

Infraestrutura inadequada. Logística com transportes inadequada, falta de saída para o Oceano Pacífico das exportações, os quais encarecem os custos de produção.

Legislação trabalhista rígida. Por exemplo, os encargos sociais e fiscais custam aproximadamente 102% do salário do trabalhador comum, tal como evidenciou em estudo próprio o professor Jose Pastore, da Universidade de São Paulo.

Muito embora tenha havido avanços na escolaridade dos últimos anos, esses avanços não tem sido transferidos em ganhos de competitividade.

Em suma, visando reverter o quadro acima é essencial realizar políticas públicas que promovam ambiente de negócios mais favorável, investimentos em tecnologia, em infraestrutura e em marcos regulatórios.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOJE DEFINIÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA