PROJEÇÕES SEMANAIS DE MERCADO

 

25-11-2025


Desde o ano 2.000 que o Banco Central ausculta os representantes das grandes instituições financeiras sobre o sentimento do sistema econômico brasileiro, em sintonia com a economia global, sobre as principais projeções do mercado, tais como sobre a inflação, taxa básica de juros, a SELIC, sobre o Produto Interno Bruto, valor do dólar comercial, variáveis extrapoladas para um e dois anos. Às vezes, projetavam para quatro anos, não mais do que este tempo. As projeções semanais são como sinalizadores do desempenho da economia e servem para o BC realizar cenários, principalmente, de controle da taxa inflacionária, mediante regulação através da taxa básica de juros.

Assim, a mediana do relatório de mercado Focus desta semana projetou o IPCA, caindo de 4,46% para 4,45%. Por seu turno, a taxa está abaixo 0,05% do teto da meta inflacionária, projetado pelo Conselho Monetário de 4,50%, sendo o centro dela de 3,00%, mais viés de alta de 1,50%. Há um mês era de 4,56%, fora do teto. Considerando as 105 últimas estimativas, em outra cesta de informações da espécie, a projeção do IPCA caiu de 4,46% para 4,43%. Quer dizer, lentamente, a inflação converge para o centro da meta. Por sua vez, o BC ainda não indicou que baixará a SELIC e quando.

A projeções para o PIB, SELIC e dólar comercial permaneceram praticamente as mesmas.

Na verdade, monitorar a economia brasileira é de suma importância, para que não venha a sofrer choques de oferta ou de demanda agregada.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA

FIRMES BRASIL E CHINA