EMPRESAS INDO TAMBÉM PARA O PARAGUAI

 

27-11-2025


A saída ou redução de operações de empresas do Brasil não tem uma única causa. A Tributação elevada é um fator real. Porém, não é o único e, às vezes, não é o principal. Existe muita especulação em cima dos tributos. Deve-se fazer um exame mais acurado. Aqui se propõe a examinar a conjuntura econômica em uma página diariamente.

Senão, veja-se os impasses aqui:

- Sistema tributário complexo.

- Muitas obrigações acessórias.

- Tributos cumulativos (PIS/COFINS em vários segmentos produtivos).

- Alto custo de conformidade (contabilidade, burocracia, fiscalização).

- Muitas horas de trabalho e equipe para atender as fiscalizações de órgãos públicos.

Assim, tributação alta por si só não expulsa empresas, porque há países com carga maior que atraem investimentos, tais como a França ou o Canadá, no entanto, com alto grau de segurança jurídica. Aqui se mudam regras rapidamente ao “gosto do freguês”.

Não só para o Paraguai, mas indo para outros países, saíram grandes conglomerados e empresas tradicionais. A saber: 1) na indústria automobilística, Ford, Mercedes Benz, Audi; 2) na área de consumo/higiene, Avon, Canon; 3) eletrônicos, Sony, Panasonic; 4) alimentos, Heinz Kraft, PepsiCo; 5) varejo e serviços, Makro, Forever 21; 6) farmacêuticas, Eli Lilly; 7) Confecções, Lupo; dentre outras.

Sugere-se aqui um exame de cada caso. Sugere-se também o estudo de se há pessoas físicas saindo do País por força de que fatores acima relatados ou se há mais algum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS RECÍPROCAS

TIRO SAIU PELA CULATRA

FIRMES BRASIL E CHINA